O Observatur (Observatório de Estudos de Turismo e Desenvolvimento) é uma plataforma de compartilhamento de conteúdos sobre pesquisas acadêmicas e mercadológicas, na área.
Ao iniciar-se esta nova fase de divulgação de conteúdos, é importante lembrar que o nome Observatur é original, exclusivo e marca registrada. O projeto do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha, criado em 2007, sob nossa coordenação, no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), representa experiência importante.
Além de destacar o Observatório como objeto de estudo, as publicações representam a história das realizações de sucesso da proposta, cujas experiências contribuem para fundamentar as adaptações ao modelo atual.
O capítulo, “Observatório de Turismo e Cultura como Estratégia de Sistematização de Informações e Conhecimentos e de Apoio ao Desenvolvimento Regional”, foi publicado, em 2008, no livro “Turismo, Múltiplas Abordagens”, da Universidade Feevale. O texto pode ser acessado no link: https://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/28268.pdf.
Foram muitas as publicações de textos no sítio eletrônico da época. Outros trabalhos importantes também foram produzidos. O artigo, “Observatoire de tourisme et de culture comme stratégie mise en valeur du développement regional”, foi publicado, em 2009, na revista acadêmica Études Caribéennes. O texto pode ser acessado no link: https://journals.openedition.org/etudescaribeennes/3986.
O artigo, “A Comunicação e a Integração dos Atores do Turismo Regional: O Caso do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur)”, foi apresentado, em 2011, no Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), e publicado, em 2012, na revista acadêmica Turismo, Visão e Ação. O texto pode ser acessado no link: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/2777/2352.
O capítulo, “Observatório de Turismo e Cultura, Integração Regional do Cluster de Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico da Serra Gaúcha”, foi publicado, em 2012, no livro, “Turismo, Planejamento Estratégico e Capacidade de Gestão: Desenvolvimento Regional, Rede de Produção e Clusters”, organizado pelo professor Mario Carlos Beni.
Os resultados do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha compreenderam, também, uma série de atividades, como reuniões e eventos, que estabeleceram metas e orientaram ações. Além das atividades mencionadas, em seu objetivo, o Observatório, como projeto pesquisa, visando a publicações, conforme as aqui referenciadas, sistematizou indicadores que subsidiaram relatórios e diretrizes para as gestões municipais do turismo.
No artigo de 2012, têm-se análises das realizações, que consistiram em encontros, seminários, palestras e jornadas de integração turística regional, com participações de dezenas de gestores da iniciativa privada e do setor público. Na fundamentação teórica do mesmo artigo, argumenta-se que “o binômio comunicação-turismo deve contribuir para a consolidação dos valores e para o bem estar local, em contraposição à globalização alienadora. A comunicação é estratégia de produção de conhecimento em turismo”.
A iniciativa de criação do novo portal do Observatur contextualiza-se na visão de que “o conhecimento, como razão e fundamento do desenvolvimento, não é só acadêmico, erudito, mas tácito, espontâneo, empírico”. Também, como embasamento das abordagens, é esclarecedora a ideia de que “o intercâmbio entre as organizações de ensino e pesquisa e os atores sociais e comunitários realiza-se pela comunicação e enriquece o conhecimento para a sustentabilidade e a competitividade".
Em razão dessas diretrizes, o enfoque do Observatur consiste em espaço de publicação de conteúdos sobre temáticas que contemplem a relação entre estudos acadêmicos e realidades do mercado e da gestão pública da atividade turística.
Trata-se de observar estudos que representem contribuições para o desenvolvimento do turismo, por meio de abordagens teóricas e de realizações dos atores do setor privado, das organizações governamentais. A observação traduz-se em textos de autores envolvidos com as iniciativas organizacionais e com os diversos segmentos, que representam a produção de conhecimento na área.
Coordenador
Edegar Luis Tomazzoni (Docente EACH-USP)
CV: http://lattes.cnpq.br/8738058687012139